História de 130 anos
Cruz-quebradense comemora hoje O SEU aniversário
sábado, 9 outubro de 2010
9 de Outubro de 1880 - 9 de Outubro de 2010. 130 anos de vida da Sociedade de Instrução Musical e Escolar da Cruz Quebrada (SIMECQ) que hoje se comemoram. Quando um grupo de 12 trabalhadores de uma fábrica de curtumes e que se dedicavam ao desenvolvimento de actividades culturais decidiu criar uma associação, nunca imaginou que, 130 anos depois, a SIMECQ se tornaria uma colectividade de referência não só no concelho de Oeiras como do país.
Depois de uma primeira fase, em que a principal actividade da sociedade era a cultura (escola primária, música, teatro, poesia), a SIMECQ abre-se para o desporto em 1953, com o basquetebol, ténis de mesa, canoagem, atletismo e triatlo. Hoje, a SIMECQ mantém apenas duas modalidades desportivas (basquetebol), movimentando, no basquetebol, 300 atletas que representam equipas de todos os escalões, dos minis aos seniores e em ambos os sexos.
Basquetebol reina
Alberto Cabral é, aos 64 anos, o homem que hoje assume o lugar mais alto da direcção e que no longínquo dia 9 de Outubro de 1880 foi ocupado, pela primeira vez, por Ferreira Godinho. “É uma felicidade fazer parte integrante desta colectividade que é a quarta mais antiga do país. O basquetebol, que é a modalidade rainha da SIMECQ, é o polo aglutinador de todas as restantes actividades, como o atelier de artes, escola de música, grupo de teatro, escola de dança (tango) e aikidô. A melhor prenda destes 130 anos foi a conquista do Campeonato Nacional de Sub-14 femininos. Toda esta actividade é possível graças à colaboração sem limites de directores, treinadores, professores, pais e atletas. No final de cada mês a mão que aperta outra mão vai vazia de notas, mas está cheia de gratidão. A mão que recebe não está vazia. Tem a recompensa pelo trabalho efectuado, com os resultados alcançados na formação humana dos jovens”, disse Alberto Cabral adiantando: “Estamos orgulhosos do passado e do presente. Continuamos a ser uma escola de valores.”
(Autor: Vítor Ventura)
In “Jornal Record”
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário